Como sobreviver a uma paralisia do sono


Você provavelmente já acordou no meio da noite, tentou se virar ou se levantar e percebeu que seu corpo resistia a obedecer seus comandos, seus músculos parecem estar  rígidos e “colados” a cama, você tentou gritar e percebeu que suas cordas vocais não escaparam dessa, a unica coisa que você consegue fazer e produzir um som surdo bem baixo enquanto tenta se libertar daquela condição se debatendo virtualmente não surtindo efeito nenhum em seu corpo, o seu medo alimenta alucinações visuais ou sonoras, ou nenhuma das duas, apenas sente a presença de algo enquanto aperta o olho para não ter que ver o que esta no quarto.  Se você NUNCA passou por isso, sinto lhe dizer mas vai acabar passando alguma vez na sua vida, paralisia do sono é uma condição mais comum do que você imagina.

Não é um fenômeno moderno, muito pelo contrario, já se tem registros dessa condição desde a idade media, como é de se esperar   empregava uma interpretação 100% religiosa, onde um demônio pequeno subia em seu torso a noite te impedindo de se mover. Faz parte da cultura popular no mundo todo, na China acredita-se que um espirito toma conta do corpo, ou até no Brasil onde o mito folclórico da Pisadeira diz que se você ir para a cama com a barriga cheia e dormir virado para cima, a pisadeira sai do seu esconderijo e começa a pisar sobre seu peito te imobilizando.

A Paralisia do sono já tem uma explicação bem fundamentada pela ciência, para entender de forma simples o que acontece, você precisa entender como funciona o sono humano:

O Sono é dividido em 5 estágios  estes 5 estágios formam 1 ciclo que dura aproximadamente 90 minutos (1h e 30m) este ciclo se repete de 4 a 5 vezes em um sono saudável.

Estágio 1: É a fase de sonolência, onde o indivíduo começa a sentir as primeiras sensações do sono. O “cochilo” se mantem nesse estagio, onde é fácil despertar e ainda é possível ter a noção da passagem de  tempo por exemplo.
 Estágio 2: Dura em média de 5 a 15 minutos. No estágio 2 a atividade cardíaca é reduzida, relaxam-se os músculos e a temperatura do corpo cai.  Nessa fase se torna mais difícil despertar.
 Estágio 3: Muito semelhante com o estágio 4, diferencia-se apenas em relação ao nível de profundidade do sono, que é um pouco menor. 
Estágio 4: Dura cerca de 40 minutos. É a fase onde o sono é muito profundo.

Você provavelmente espera que o sono entre no 5º estagio  onde vai acontecer a paralisia do sono e e os sonhos, mas não é isso que acontece. Os 4 primeiros estágios são conhecidos como NREM ( Not Rapid Eye Movement) (“Movimento não rápido dos olhos”) e são destinados a recuperação física do individuo e liberação de hormônios.

Apos o estagio 4 seu corpo retorna ao estagio 3 e depois ao estagio 2, finalmente entrando no REM (Rapid Eye Movement) (“Movimento rápido dos olhos).

Enquanto o NREM se destina a recuperação física  o REM é destinado a recuperação psicológica. Seu corpo retorna ao estagio 2 mas desta vez sua atividade neural é muito maior,  tão intensa como a sua quando esta acordado. É nesta fase que ocorrem os sonhos e a paralisia do sono.

Seu corpo libera um hormônio chamado ”Melatonina” para inibir os neuro transmissores no tronco que possibilitam a movimentação dos músculos do corpo, isso funciona como um mecanismo de auto-defesa para que você não saia correndo na cama enquanto sonha que corre de um monstro, ou que não saia falando e gritando a noite enquanto sonha que esta falando com alguém. O que acontece resumidamente na paralisia do sono é que seu cérebro “acorda pela metade” , você retoma a consciência, consegue abrir os olhos mas seus músculos ainda estão paralisados pelo mecanismo de auto-defesa e seu cérebro ainda continua a produzir sonhos, transformar seus sentimentos em imagens e sons. Você mescla consciência e alerta com a fantasia e os sonhos.

E ai que entra a parte ruim, você provavelmente vai estar com medo e seu cérebro vai transformar esse medo em alucinações que remetem a ele, literalmente, prepare-se para enfrentar seus medos. 

Mas existe uma forma de tornar essa experiencia (que pode vir a ser comum para você) uma experiencia menos assustado, ou ate uma experiencia boa!

Ao dar essas dicas eu me baseio na MINHA experiencia no assunto, e elas funcionam em mim, mas pode ser diferente com você, tente adapta-las a você a medida do possível.

É impossível fazer isso na PRIMEIRA vez, mas a partir da segunda, tente manter a concentração e siga:



· Não feche seus olhos, a visão é como uma ancora na realidade, se você retira essa ancora o seu cérebro não tem mais estímulos reais, ele vai produzir alucinações a rodo!  Você vai sentir uma presença no quarto, que provavelmente vai ser maligna. E se ainda você resolver abrir novamente os olhos, muito provavelmente vai enxergar algo que não gostaria de ter visto



· Mantenha sua visão focada em seu corpo ou algo próximo e você,se você ficar olhando para a porta entreaberta do seu quarto ou no corredor você vai provavelmente produzir alguma alucinação ali, pelo menos pra mim olhar pro seu corpo te deixa mais tranquilo e evita um pouco as alucinações visuais



· Não tente gritar ou se debater loucamente, isso só vai fazer você ficar com mais medo e consequentemente  produzir mais alucinações. Você se encontra paralisado, mantenha a calma e começa a mexer os dedos do pé (os músculos das extremidades ainda funcionam) dedos da mão e comece a engolir saliva, isso vai induzir seu cérebro a “destravar” os movimentos, e consequentemente despertando por completo.



Algumas pessoas tem mais facilidade de ter paralisia do sono, seja por um fator genético ou por algum outro distúrbio do sono que leve a essa condição, se você tem paralisia constantemente,  aprenda como usar ela para uma coisa boa.

Depois de ter varias paralisias, você se torna indiferente e para de sentir medo, se você chegou a esse patamar experimente fazer isso:



Ao invés de tentar acordar a todo custo, simplesmente se entregue a paralisia. Se permita adormecer novamente, sua visão vai começar a ficar embaçada e um som agudo vai começar a soar baixo no seu ouvido, e você vai perder a consciência.  Vai voltar a sonhar, mas desta vez MUITO provavelmente vai estar LUCIDO! Caracterizando o chamado “Sonho lucido” que é simplesmente a coisa mais foda se usada da maneira certa.



Neste sonho lucido você vai estar em um ambiente “gerado” pelo seu cérebro  mas vai estar ciente disso, e você vai poder fazer o que quiser, você tem controle sobre tudo e todos, pode sair voando ou estar no topo de uma montanha , pode-se imaginar em qualquer situação, um playground. Não posso dizer que você vai conseguir sair voando em um unicórnio zumbi ou comer a Megan Fox logo na primeira vez que tiver sonho lucido, o que vai acontecer é que você vai acabar perdendo a consciência novamente, por isso para ter controle sobre o sonho é preciso pratica. 

E pode dar errado também,  caso não mantenha a concentração ou fique com medo, o sonho pode se transformar em um pesadelo facilmente.



Como induzir a paralisia do sono

Bem, se você não tem paralisia do sono normalmente e por algum motivo quer experimentar como é ou quer alguma forma mais fácil de se entrar em um sonho lucido, existem algumas formas simples de induzir a ocorrência dela.

· Interrompa seu sono e durma cansado. Experimente dormir as 10 da noite e acordar 1 hora da madrugada. Você vai interromper seu sono REM e vai acordar extremamente irritado e alerta. Levante, tome uma água e fique exposto a luz (volte a ficar 100%  alerta). Experimente tentar voltar a domir, muito provavelmente vai entrar no estagio 1 e logo quando começar a entrar no estagio 2 vai acordar com uma sensação estranha de estar sendo “sugado” por algo, você LITERALMENTE vai sentir seu corpo sendo paralisado aos poucos, vai ouvir um barulho agudo muito alto que vai ficando mais alto progressivamente, caso não lute e resista vai entrar na paralisia. (Como você luta e resiste a isso eu não sei explicar, mas você luta para manter a consciência, é estranho…)

Caso não queira acordar no meio da noite, acorde bem de manha, umas 5:00 da manha e tome cafe, depois volte a dormir em OUTRO local que não seja sua cama, de preferencia desconfortável  como no tapete da sala ou no sofá.

· Durma de barriga para cima. Curiosamente é a mesma coisa que diz o mito da Pisadeira e os espiritas ao instruírem a viagem astral. Talvez dormir de barriga cheia ajude também

·Sugestão  enquanto acordado.  A forma mais simples, na realidade, o simples fato de você ter lido todo esse texto ja é uma forma de indução a paralisia do sono.

E mais ainda, agora que você leu o trecho acima provavelmente vai pensar no assunto antes de dormir e sinto lhes dizer, mas existe uma chance boa de você sofrer um episodio. Mas mantenha a calma e siga as dicas acima. E tenham uma ótima noite de sono.

Fonte: Solo Proibido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOPO